quarta-feira, 18 de maio de 2011

Queen Elizabeth II em Dublin

Eu não tenho nada contra a Rainha. Pra mim, sinceramente, tanto faz.

Infelizmente, os irlandeses não compartilham dessa mesma opinião. Eles odeiam a Inglaterra e, consequentemente, a Rainha. Para tentar mudar isso, a própria veio para cá, em busca de alguma paz entre esses países vizinhos, mas o povo não gostou muito disso, não. Acharam um absurdo o governo gastar dinheiro por causa da visita da odiada Rainha.
A visita da Rainha Elizabeth II à Dublin é histórica. É a primeira vez que ela vem pra cá depois da separação da Irlanda do UK. (Ou seja, desde que a Irlanda não faz mais parte do Reino Unido, a moeda não é mais Libra, e não aceitam a monarquia inglesa etc.).
Infelizmente parece que os irlandeses não estão afim de uma trégua e houve muitos protestos aqui na cidade contra a coitada. Inclusive ameaças de bomba etc.

Protestos contra a vinda da Rainha.


Outro dia meu irmão ligou pra cá preocupado porque tinha ouvido no rádio que tinham explodido uma bomba aqui. Bom, não se preocupem. Acharam sim, duas bombas. Mas conseguiram desmonta-las. Elas não explodiram. E mesmo assim, foi em outra cidade, a oeste de Dublin, chamada Kildare. Isso na foto é só fogos de artifício.





Eu não sei se em todo lugar da europa é assim, mas aqui em Dublin protestos são super comuns. Eu mesmo já vi alguns desde que cheguei aqui. É uma coisa que eles gostam de fazer. rss.
De qualquer forma, a cidade tá muuuuito policiada. Tem pessoal da Garda (polícia irlandesa) em toda esquina e a Rainha tá num forte esquema de segurança. Na chegada dela foi tudo super tranquilo. Nada aconteceu. Tudo nos conformes. E até agora nada. Ela já vai embora amanhã ou depois.

E, na verdade, a visita dela tem o intuito pacificador, sabe? Aqui um trechinho que saiu no jornal que explica bem:


A rainha teve uma reunião na parte da tarde com a presidente da Irlanda, Mary McAleese. A artilharia do Exército da Irlanda disparou uma salva de 21 tiros em homenagem à rainha e depois uma banda militar tocou o hino britânico "God Save the Queen". As homenagens foram feitas para mostrar o bom momento na relação entre Grã-Bretanha e Irlanda, marcada pelo processo de paz no Ulster, província britânica no norte da ilha irlandesa, onde conflitos entre católicos e protestantes deixaram 3.700 mortos durante três décadas.
Na noite de amanhã, Elizabeth II fará um discurso no Castelo de Dublin, quando falará sobre as relações entre os dois países. McAleese disse que atualmente a Grã-Bretanha e a Irlanda estão "determinadas a tornar o futuro um lugar muito, muito melhor". A rainha visita a Irlanda exatamente 100 anos após seu avô, o rei George V, ter ido à ilha, quando a Irlanda inteira fazia parte do Império Britânico.




Bom, relaxem. Na verdade, eu num mudei uma pedra na minha rotina. Tá tudo igual. Calmo como sempre. Não se preocupem. =)

Na verdade, tem gente até tirando onda com tudo isso. Pra representar a terra, a Rainha chegou aqui usando verde. Os comentários gerais foram de que ela tava parecendo um Leprechaum! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Igualzinha! Hahahaha

Enfim... PAZ, Irlanda! Abracem seus vizinhos! Todo mundo só tem a ganhar! =)

Beijos!

Cacau

4 comentários:

  1. Mas, é bom sempre tomar cuidado!
    Pra mim, protesto tem cara de arruaça!!!!!!!!!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Li a reportagem nos jornais. Achei a iniciativa boa, muito embora não se sabe qto tempo ela levou pra aceitar o "conselho" de ir, ou se ela mesma participou ativamente do processo.
    Mil beijinhos

    ResponderExcluir
  3. "claro que foi tony blair q aconselhou ela a ir! vcs nao assistiram "a rainha"?"

    LOL

    digaê a ignorancia da menina!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkk, apenas troque tony blair por David Cameron e, pronto!!!!!

    ResponderExcluir