Malahide é maravilhosa! Sabe aquilo que a gente chama de "típica cidadezinha do interior da Europa"? Pronto! Exatamente isso! Casinhas (e casarões) lindos! Até grandes mansões! Jardins, árvores e mais árvores, campos e mais campos, verde e mais verde! Cenário de filme holiwoodiano de comédia romântica! Daqueles lugares que a gente quer passar e vida e criar os filhos, sabe? hahahahaha ok, chega! (Mais é verdade!)
Malahide é uma cidadezinha ao norte de Dublin. Tipo Recife-Olinda, sabe? Tudo pertinho.
E olha... não é a toa que essa terra aqui é conhecida como terra verde. É muito verde em todo lugar que você olha! Sobra espaço (sobra MUITO espaço), tipo casas bem grandes, com jardins maiores ainda, e as casas bem separadas umas das outras, sabe? Tem campos de futebol e rubgy (Pauinho fica doido!), campos verdes enormes sem nada (super bem cuidados, parecendo um tapete de grama verdinha), com playground para as crianças, pra fazer picknick, correr, brincar, tudo! Árvore é bóia! Enfim... pouco concreto é muito verde. Principalmente do interior da Irlanda. Malahide, por exemplo. Fiquei encantada.
Pra tentar mostrar pra vocês um pouco desse encando, tirei umas fotos e fiz alguns vídeos de dentro do ônibus. Desconsiderem o barulho e vejam que lindo!
Campos, árvores, verde... |
Árvores, plantas... |
Campos, tapetes de grama... |
Coisa de louco, né? Queria TANTO que o Brasil fosse assim... um lugar bonito, cheio de espaço, sem trânsito NENHUM, limpo, organizado, SUPER seguro... ai, ai... se fosse uns 10 graus mais quente e as pessoas que eu amo vivessem aqui também, era o lugar dos sonhos... =)
Mas vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa. A razão da nossa visita a Malahide: Malahide Castle!
(Até que enfim um castelo na Irlanda, né? Afinal, UK, né? United Kingdon e tal. Kingdon, Reino... tinha que ter castelos... AHAHHAHAHA not! Mas sério... Irlanda é conhecida por seus castelos, né? Enfim... vamos lá...)
O Castelo de Malahide é um dos mais antigos e históricos da Irlanda. Ele pertenceu a tradicional família Talbot de 1185 a 1975! Desde o século 12! Ápice da Idade Média!
Richard Talbot foi um cavaleiro que acompanhou o então rei da Inglaterra Henry II em sua visita a Irlanda. Então, o Rei lhe concedeu "as terras e o porto de Malahide".
E sua família viveu lá desde então. Para mais detalhes, google! hahahaha.
Então... essa é a família Talbot...
Mrs. Talbot com os filhos. |
Dentro do castelo, vimos essa pintura na moldura! Real e Original! É meio macabro, né? Pensar que eles viveram lá, onde a gente tava, e hoje eles estavam mortos e eu olhando o retrato da família.... enfim.
Vamos as fotos do castelo... =D
Placas indicando o caminho. A propriedade do castelo é gigantesca! |
Caminho que leva até o castelo! Pelo meio da mata! Lindo! Conto de fadas TOTAL! |
O Castelo!!! Olha esse espaço! Essa grama! Essas árvores! Lindo! |
De frente! |
Mara, né? Olha os videozinhos!
=D~
Então... aí a gente foi entrar no castelo. Aí, como qualquer outro museu e coisas históricas, não podia tirar fotos no interior do castelo. =/ Mas aí a gente insistiu tanto e ela deixou tirar sem flash! =D
Saca alguns cômodos...
Sala de estar dos homens (para discutir política, etc) |
Sala de estar dos homens |
Sala de estar para receber visitas mais íntimas. |
Escadas e quadros. |
Brasão da família Talbot. Fica no escritório. |
Salão de banquetes e festas. |
Biclioteca. |
Claro que o castelo tem milhões de outros cômodos, muitos não abertos para visitação. E alguns que não tirei foto. Tem os aposentos da família, quardos, banheiro, muitas salas para receber visitas etc. É espetacular.
Uma história bem sinistra a trágica que contaram lá, é que aguns cavaleiros que lutaram na batalha de Boyne, retratada nesse quadro aqui:
Quadro da batalha de Boyne, de católicos contra protestantes. |
, desfrutaram de suas últimas refeições (café da manhã) no salão de jantar do castelo de Malahide. Esse aqui:
Sala de jantar do Malahide Castle |
E vieram a morrer na Batalha. Comeram aí de manhã e de noite estavam mortos. =/ Pobre cavaleiros.
Detalhe que o quadro da batalha está pendurado nesse mesmo cômodo. É realmente forte de ver. Olhar o quadro da batalha à direita, e a mesa de jantar que eles comeram à esquerda. E imaginá-los mortos. =/
É um quadro bem famoso, inclusive. Tem várias versões do google images. Procura lá: The battle of the Boyne. Eu vi o original! =D Rá!
Outro fato interessante é a respeito dos fantasmas. Disse que no castelo de Malahide tem uns fantasmas que assombram os corredores. O mais famoso deles é o Puck. O antigo bobo da corte da família. Ele teria sido assassinado por um dos membros da família após uma história envolvendo amor, poder e traição. Desde sua morte, no Século 16, ele vem assombrando o castelo que costumava animar. Ui!
Bom, graças a Deus, não vi o Puck nem nenhum outro fantasma. Alguns deles são: Lord Galtim, Sir Walter Hussei, Lady Plumkett, the white lady, entre outros. Aff! =P Quanto fantasma!
Enfim... agora vamos deixar de conto de fadas! Na saída, comemos um sanduíche sentados na grama dos jardins do castelo, tiramos mais umas fotinhas pra aproveitar o lindo dia de sol e as lindas paisagens! =D
Valeu, gente! Até a próxima!
Saída para a masmorra dos criados. |
Jardins. |
Gramado. |
Amor! |
Gatinho! |
Tchau, Malahide! See you! |
Beijos!
Cacau
AMEI a sala dos homens !!!!!!
ResponderExcluirmenina!!
ResponderExcluirq t-u-d-o!!!
amay!
essa historia dos fantasmas me lembrou harry potter! huhuhuh... os nomes, ta lgd?
"grey lady", "barao sangrento".. essas coisas..
parece ser lindo e massa!
quero ver.. =~
liso dorme.
bjussss
ps.: saudaddes.
Total, pow! É tudo feito Harry Potter aqui na Irlanda! Pertinho da Inglaterra, né? É esse clima mesmo que JK Rolling quer passar. MASSA DEMAIS, MERMÃO!!
ResponderExcluirNas histórias dos fantasmas, me lembrei do filme "Os outros"!!! Não chegava a ser um castelo... Mas era um casarão!!! Assistiram???? É assustador!
ResponderExcluirBom, é tudo muito lindo... Uma verdadeira aula de história!
Saudades!
Beijos!
Olá!!
ResponderExcluirAdorei o blog de vocês, hoje eu fui ao Malahide Castle e amei tb, graças à Deus não encontrei com nenhum fantasma por lá, rs. Estava fazendo umas pesquisas sobre o castelo e veio o seu blog.
Também conto minhas experiências aqui na Irlanda, se quiser fazer uma visita está convidada.
Att,
Luciana Sousa
www.jornadapelairlanda.blogspot.com